7 dicas rápidas para escrever artigos de qualidade para o seu blog

Escrever artigos de qualidade e de forma constante não é uma tarefa simples. É uma tarefa que requer muito trabalho, planeamento e perseverância. Mas com o tempo, verá que há pequenas formas de melhorar a qualidade dos seus artigos.

A ideia para este artigo surgiu quando este fim de semana, percorria o meu primeiro blog, procurando melhorar os artigos para o posicionamento destes nos motores de busca.  E ao reler esses artigo apercebi-me da grande evolução que os artigos foram tento ao  longo do tempo. Por isso, decidi compilar 7 dicas que considero importantes para redigir artigos de qualidade.

1 – Ponha os seus artigos ao regime

Escreva os seus artigo pensando no seus leitores. Os seus leitores não têm forçosamente tempo suficiente para poder ler artigos que são verdadeiros romances. Por isso, ponha os seus artigo ao regime, elimine o que não é essencial; seja minimalista. Leo Babauta do ZenHabits prega isso constantemente. E tendo ele um dos 50 blogs mais vistos no mundo e mais de 250 000 subscritores, ele deve saber do que fala.

2 – Comece os seus artigos pelo ponto essencial

Não obrigue os seus leitores a terem de procurar no meio do seu texto o verdadeiro assunto do seu artigo. Isso fará com que eles percam tempo e acabem por desistir de ler o seu artigo por completo. Vá directo ao assunto. Este é até um dos princípios base do jornalismo.

3 – Inclua links no seus artigos

Se houver algum artigo em outro blog, ou até no seu, cujo o assunto possa complementar a informação do seu artigo, então faça referência e crie um link para esse artigo. isso irá acrescentar valor para os seus leitores, e eles acabarão por agradecer.

4 – Varie o comprimento dos seus artigo

Varie entre artigos mais completos e artigos mais curtos, mais digestos. Neste ponto recomendo a todos criar com alguma regularidade artigos em forma de lista, simples e rápidos de ler. Este tipo de artigo têm uma tendência natural para se espalharem melhor nas redes sociais.

5 – Leia, leia muito

Leia, saia da blogosfera e vá procurar informação a  outros locais. Leia livros, leia jornais, leia revistas. Procure informação longe de onde os outros procuram, só assim poderá ser original e trazer ideias novas para os seus leitores.

6 – Dedique tempo aos seus títulos

Um bom título é essencial para atrair visitantes e para dar logo uma indicação sobre o assunto do seu artigo. Um bom título pode fazer a diferença entre você o seu blog ter uma taxa de rejeição alta ou baixa. Por isso, reserve sempre algum tempo para escrever um bom título.

7 – Escolha uma boa imagem

A imagem que você escolhe pode fazer a diferença entre o seu artigo ser ou não um sucesso. Um estudo da Seomoz relata mesmo que artigos com imagens têm uma taxa de partilha nas redes sociais duas vezes superiores aos artigos sem imagens. Ou seja, além de ser obrigatória a inclusão de pelo menos uma imagem, a escolha dessa imagem pode ainda fazer mais diferença.

Dica extra

Se tiver oportunidade inclua também, de tempos a tempos um podcast ou um vídeo. Mesmo que o seu blog seja essencialmente escrito, um podcast ou um vídeo pode abrir portas a um outro tipo de audiência, que até se interessa pelos tipo de conteúdos que você publica, mas não tem grande gosto pela leitura.

E você, que passos segue para escrever artigos de qualidade para o seu blog?

Subsreva a newsletter
Nunca mais perca uma atualização no blog!

12 Comments

  1. Hugo,

    Para mim foi uma verdadeira aula esse seu artigo, e como curiosidade eu sabia com relação a escolha de uma boa imagem, mas não sabia que o índice de partilha era tão diferente dependendo da qualidade/relevância desse tipo de imagem ao conteúdo.

    Inserir links no artigo também é muito bom, tanto por complementar o assunto de uma forma geral como por aumentar o índice de páginas lidas e a profundidade da navegação.

    Abraços! :D

    Reply
    • Olá Bruno,

      sim, a acreditar no pessoal da Seomoz (e eles sabem do que falam) uma boa imagem acaba por aumentar o índice de partilha. O que na minha opinião faz sentido. É um pouco como nos agregadores de links, uma imagem mais apelativa acaba por chamar a atenção e dar um retorno em visitas um pouco maior.

      Fico contente que tenha gostado do artigo. Abraços

      Reply
  2. Acredito que artigos de qualidade, é a peça fundamental para um blog alcançar as metas desejadas, memso que não possua postagens diárias. Todas as pessoas que pretendem blogar profissionalmente, devem ter essa atitude em mente de que será preciso, editar artigos originais e de qualidade, e dicas como as suas ajudam muito a iniciantes refletirem o caminho que deve ser percorrido após a criação de um blog. Um blog cheio de anúncios, ou com a escrita totalmente voltada para os buscadores e não para seus visitantes é um blog morto e nunca irá pra frente.

    Reply
    • Olá Marques,

      realmente muitos blogueiros se esquecem do mais importante … os leitores. Um artigo totalmente virado para os buscadores acaba por ser de difícil compreensão e faz com que os leitores se aborreçam e fujam.

      Pessoalmente escrevo todos os meus artigos do melhor que sei, para que seja de fácil compreensão para os leitores. Os buscadores são a útlima das minha preocupações quando escrevo um texto.

      Claro que tento sempre incluir uma ou outra palavra-chave, mas faço-o sempre da forma mais harmoniosa possível. Se quero inserir uma palavra-chave, mas ela não se encaixa bem no texto, simplesmente a deixo ficar de fora … ou então reformulo o texto de para que as “peças” se encaixem de forma natural.

      Abraços

      Reply
  3. Olá Hugo,

    Muito bom seu artigo, ótimas dicas!
    Eu claramente gosto muito dos artigos diretos e objetivos, pois eu tenho uma lista de blogs que leio até grandinha, então quando os artigos são pequenos e diretos ao assunto eu adoro, assim você não fica preso tendo que adivinhar o assunto e estar lendo algo que talvez não seja tão útil.
    E sempre estou lendo em outros blogs para estar vendo também os artigos, pois sempre que escrevo os meus se há um artigo em outro blog eu link na maior alegria, não tenho medo nem receio em realizar link building externo. Acho muito enriquecedor para ambos blogs.

    Abraços, Elias Quintão.

    Reply
    • Olá Elias,

      obrigado por partilhar a sua experiencia neste seu comentário.

      Eu também não tenho problema nenhum em linkar outros blogs, desde que os conteúdos desses mesmos blog tragam informação válida para os meus leitores. Para mim é uma boa prática e os leitores acabarão, mais cedo ou mais tarde, por agradecer.

      Abraços

      Reply
  4. Hugo, sobre a dica extra, eu mesmo adoro quando posta aqueles maravilhosos videos TED, eu gosto muito de ouvir quem sabe e aprender com eles :D. Também vou começar a usar essa estratégia, veremos qual o resultado.

    Algo que no começo eu não fazia era realmente perder tempo com os títulos. Hoje é uma das partes do artigo que mais dou valor, e ja tenho colhido bons frutos. Também perco alguns minutos buscando e editando as imagens que vou colocar no artigo, são essenciais para dar uma boa imagem do artigo para meu publico. Parabens pelo excelente artigo!

    Abraços, Arlindo Armando

    Reply
    • Olá Arlindo,

      os vídeos do TED são realmente espectaculares para se aprender com os melhores. Uma das vantagens em usar vídeos nos artigos (os do TED são ótimos para metablogs e não só) é que são artigos muito fáceis de escrever. Ou seja, acaba por deixar tempo para outras tarefas, continuando a manter um nível de qualidade elevado nos conteúdos.

      Abraços

      Reply
  5. Excelente artigo, já uso algumas de suas dicas e outras certamente me ajudarão e muito.
    Abraços!

    Reply
    • Olá Eduardo,

      desde já quero agradecer o seu comentário.

      Fico contente que tenha encontrado neste artigo dicas para o ajudar a melhorar ainda mais os seus artigos.

      Abraços

      Reply
  6. Olá Hugo,

    Além desta dicas eu incluiria o zelo gramatical que o texto tem ter para não gerar desgaste aos olhos do leitor, bem como utilizar-se de uma linguagem concisa que não desvirtue a mensagem que se deseja passar.

    Abraços

    Reply
    • Olá António,

      obrigado pelo seu comentário e pelas dicas que vêm complementar, de forma muito interessante, o conteúdo do artigo.

      Abraços

      Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. QCB Links – Os melhores artigos da semana | Quero Criar um Blog - [...] a postagem no blog. Se você deseja melhorar as postagens de seu blog não hesite em ler o artigo: 7 …

Deixar uma resposta